A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história
ACIC MULHER

Fórum marca criação do Connect Startup Mulheres

Publicado em 03/12/2021


Ao incentivar o compartilhamento de experiências entre mulheres e também trazer homens para o diálogo, a segunda edição do Fórum Mulher Ser aproximou diferentes realidades

Além dos debates promovidos em torno das mulheres empreendedoras, a segunda edição do “Fórum Mulher Ser – Coragem Empreendedora”, evento realizado pelo Núcleo Acic Mulher e outros parceiros, teve vários marcos. Um deles foi o lançamento do Connect Startup Mulheres, programa do Biopark que ofertará 40 vagas em uma formação de seis meses voltada exclusivamente para incentivar o empreendedorismo feminino.  

O anúncio do programa foi feito pelo idealizador do Biopark, Luiz Donaduzzi. A ideia, segundo ele, é capacitar as mulheres para que comecem a sua startup. “Depois disso, nós temos uma incubadora dentro do Biopark, onde elas poderão dar continuidade aos seus projetos”, acrescentou Donaduzzi. O projeto seguirá o modelo do Biopark Connect, que atualmente é voltado para formação gratuita de programadores e que tem foco na empregabilidade e já tem introduzido os alunos no mercado de trabalho.  

Outro marco diz respeito ao debate em torno do Movimento HeforShe, (ElesPorElas), lançado pela ONU em 2014, e que pela primeira vez foi tema do fórum na voz do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock. Além de apresentar o movimento, Manfred falou das ações dentro do Sicredi na luta pela igualdade de gênero e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 10 (igualdade de gênero e redução das desigualdades). 

Dasenbrock aproveitou o momento e fez um convite para que homens e pessoas de todos os gêneros se demonstrem solidários às mulheres. “Nossos compromissos como homens devem ser promover a liderança das mulheres, confrontar preconceitos de gênero, implícitos e explícitos, apoiar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e aumentar a confiança e a autoestima da mulher”, disse.

O evento, segundo a coordenadora do Núcleo Acic Mulher, Rejane Martins Pires, está se tornando um grande movimento de encorajamento às mulheres. “É muito nítido para nós, do Acic Mulher, que ao fomentar e encorajar a liderança e o protagonismo feminino, valorizamos quem já empreende e inspiramos quem quer empreender. Esta é a nossa grande missão”, ressalta. Para a organizadora, Maria Carolina Gurgacz, da Lobelia Eventos, o Fórum Mulher Ser alcançou o seu propósito. “Muitas mulheres que têm o sonho de abrir seu próprio negócio foram profundamente tocadas pela experiências compartilhadas”, diz.
 
/arquivos/images/WhatsApp%20Image%202021-12-03%20at%2013.44.00.jpeg


MULHERES NO PALCO
Também subiram ao palco para compartilhar histórias as empresárias Rosângela Iaschombeck, da empresa Moça Prendada, de Campo Bonito; Débora Botan, do Kumon Cascavel Tropical; Sara Donaduzzi, fundadora da Folks RH, e sua mãe, Carmen Donaduzzi. Num bate papo intermediado pela gerente de comunicação do Biopark, Gabriela Dassi, Sara e Carmen fizeram um contraponto sobre os diferentes desafios e motivações que as movem no dia a dia como empreendedoras.

SOBRE O EVENTO
Neste ano, o Fórum aconteceu presencialmente em duas etapas, uma em Cascavel e outra em Toledo. Haverá ainda, no dia 09 de dezembro, a última etapa on-line. Realizado pelo Núcleo Acic Mulher e organizado pela Lobelia Eventos, o evento envolvou a Acic, Acit, Núcleo da Mulher Empresária da Acit, Programa Empreender, Folks RH, Biopark e Sebrae.
 
 
Cristiane Ziliotto e Rejane Martins Pires, vice-coordenadora e coordenadora do Núcleo Acic Mulher Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock.

Deixe seu comentário

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751