ACIC MULHER
Fórum marca criação do Connect Startup Mulheres
Publicado em 03/12/2021
Ao incentivar o compartilhamento de experiências entre mulheres e também trazer homens para o diálogo, a segunda edição do Fórum Mulher Ser aproximou diferentes realidades
Além dos debates promovidos em torno das mulheres empreendedoras, a segunda edição do “Fórum Mulher Ser – Coragem Empreendedora”, evento realizado pelo Núcleo Acic Mulher e outros parceiros, teve vários marcos. Um deles foi o lançamento do Connect Startup Mulheres, programa do Biopark que ofertará 40 vagas em uma formação de seis meses voltada exclusivamente para incentivar o empreendedorismo feminino.
O anúncio do programa foi feito pelo idealizador do Biopark, Luiz Donaduzzi. A ideia, segundo ele, é capacitar as mulheres para que comecem a sua startup. “Depois disso, nós temos uma incubadora dentro do Biopark, onde elas poderão dar continuidade aos seus projetos”, acrescentou Donaduzzi. O projeto seguirá o modelo do Biopark Connect, que atualmente é voltado para formação gratuita de programadores e que tem foco na empregabilidade e já tem introduzido os alunos no mercado de trabalho.
Outro marco diz respeito ao debate em torno do Movimento HeforShe, (ElesPorElas), lançado pela ONU em 2014, e que pela primeira vez foi tema do fórum na voz do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock. Além de apresentar o movimento, Manfred falou das ações dentro do Sicredi na luta pela igualdade de gênero e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 10 (igualdade de gênero e redução das desigualdades).
Dasenbrock aproveitou o momento e fez um convite para que homens e pessoas de todos os gêneros se demonstrem solidários às mulheres. “Nossos compromissos como homens devem ser promover a liderança das mulheres, confrontar preconceitos de gênero, implícitos e explícitos, apoiar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e aumentar a confiança e a autoestima da mulher”, disse.
O evento, segundo a coordenadora do Núcleo Acic Mulher, Rejane Martins Pires, está se tornando um grande movimento de encorajamento às mulheres. “É muito nítido para nós, do Acic Mulher, que ao fomentar e encorajar a liderança e o protagonismo feminino, valorizamos quem já empreende e inspiramos quem quer empreender. Esta é a nossa grande missão”, ressalta. Para a organizadora, Maria Carolina Gurgacz, da Lobelia Eventos, o Fórum Mulher Ser alcançou o seu propósito. “Muitas mulheres que têm o sonho de abrir seu próprio negócio foram profundamente tocadas pela experiências compartilhadas”, diz.

MULHERES NO PALCO
Também subiram ao palco para compartilhar histórias as empresárias Rosângela Iaschombeck, da empresa Moça Prendada, de Campo Bonito; Débora Botan, do Kumon Cascavel Tropical; Sara Donaduzzi, fundadora da Folks RH, e sua mãe, Carmen Donaduzzi. Num bate papo intermediado pela gerente de comunicação do Biopark, Gabriela Dassi, Sara e Carmen fizeram um contraponto sobre os diferentes desafios e motivações que as movem no dia a dia como empreendedoras.
SOBRE O EVENTO
Neste ano, o Fórum aconteceu presencialmente em duas etapas, uma em Cascavel e outra em Toledo. Haverá ainda, no dia 09 de dezembro, a última etapa on-line. Realizado pelo Núcleo Acic Mulher e organizado pela Lobelia Eventos, o evento envolvou a Acic, Acit, Núcleo da Mulher Empresária da Acit, Programa Empreender, Folks RH, Biopark e Sebrae.