A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história
CULTURA

Que tal embarcar no City Tour Museus?

Texto Assessoria de Imprensa

Publicado em 05/03/2022


Visitas a museus e outros pontos da cidade são atrações do City Tour Museus de Cascavel que inicia neste domingo, dentro das comemorações do aniversário de quatro anos da Feira do Teatro

Como parte das comemorações do aniversário de quatro anos da Feira do Teatro, a Prefeitura de Cascavel apresenta neste domingo (6) o City Tour Museus de Cascavel, que consiste em um passeio gratuito e guiado pelos museus de Cascavel.

Serão três horários disponíveis para o passeio com o City Tour Museus, sendo eles 11h (exclusivo para a imprensa e convidados) e 11h30 e 12h para o público interessado. Horários estes que poderão ser agendados pelo endereço eletrônico http://kardsistem.host/citytour ou também pelo site da secretaria de Cultura https://bit.ly/culturacascavel.

O prefeito Leonaldo Paranhos, juntamente com os secretários municipais serão os anfitriões deste percurso inaugural do City Tour Museus de Cascavel, saindo da Rua Santa Catarina (Feira do Teatro) em direção ao Museu de Arte de Cascavel - MAC (Rua Mato Grosso, 2909).

O passeio inicia no terceiro andar do Complexo Cultural Sefrin Filho, que está aberto para visitação a partir das 10h30. Nele é possível conhecer, por meio de obras de arte e histórias a história da “África” em uma exposição com cerca de 200 obras trazidas do Museu Oscar Niemeyer de Curitiba em sua extensão em Cascavel. Descendo para o primeiro andar é possível apreciar a arte da instalação do Coletivo Seme Ar “Indômita”, dos artistas Ela Soares e Brugnera, com curadoria do italiano Massimo Scaringella. No térreo, está o Museu da Velocidade com a exposição dos primeiros carros de competição da cidade como o lendário bimotor e o famoso fusca amarelo que ganhou a Cascavel de Ouro de 1986. A curadoria é do Coletivo Seme Ar, artistas Ela Soares e Brugnera.

Após contemplar as exposições, o percurso levará até a Feira do Teatro, que neste domingo (6) comemorará seu aniversário, por isso os visitantes poderão apreciar as obras que os artistas colocam a disposição em suas barraquinhas, assim como as músicas e gastronomia e em seguida às 11 horas o City Tour levará o público cadastrado para o passeio no histórico prédio do Paço das Artes que abriga o Museu de Arte de Cascavel onde poderão visitara a exposição Múltiplo Leminski, que conta a vida, por meio da catalogação completa do legado do poeta curitibano, Paulo Leminski.

“Esta rota acontecerá nessa primeira fase do projeto, nos meses de março e abril, e o plano é que possamos amplia-la com o longo do tempo contemplando outros museus e espaços culturais pela cidade” - comentou o secretário de Cultura Luiz Ernesto Meyer Pereira “Nossa cidade conta com mais de 50 museus, coleções públicas e privadas e espaços de memória que o prefeito Leonaldo Paranhos quer que os cascavelenses e pessoas que visitam nossa cidade tenham a oportunidade de conhecer cada um deles” completou o secretário Luiz Ernesto. A van da Secult que fará a rota de turismo da cidade, possibilita que em um único passeio os visitantes contemplem algumas as atrações culturais e também as belas paisagens que Cascavel oferece, durante todo o percurso.
 
3ª Melhor Cidade
A cidade de Cascavel foi destaque no final de 2021 ficando entre as três melhores do Brasil no Prêmio Cidades Excelentes, na categoria cidades acima de 100 mil habitantes. Essa premiação foi uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Áquila.

Na época Cascavel concorreu com 81 cidades, sendo 3 de cada estado brasileiro e do Distrito Federal. Cascavel já tinha alcançado o primeiro lugar do Paraná na etapa estadual do mesmo prêmio.
Esta ação da prefeitura, por meio da Secult, visa proporcionar, de forma gratuita, conhecimento e contribuir para o conhecimento cultural de toda a população e visitantes da cidade.
 
City Tour todos os domingos
O Passeio ocorrerá todos os domingos e poderão ser sempre marcados pelo site. Lembramos que as vagas para o City Tour são limitadas, porém os museus da cidade podem ser visitados por todos, basta conferir os horários abaixo:
 
Museu de Arte de Cascavel - MAC
Rua Mato Grosso, 2909 - Centro, Cascavel-PR
- Segunda-feira - fechado;
- Terça a quinta-feira das 10h às 18h;
- Sexta-feira das 13h às 21h;
- Sábados e Domingos 11h às 16h30.
 
MON. Cascavel
Complexo Cultural Sefrin Filho - Rua Rio de Janeiro, 905 - Centro, Cascavel-PR
- Segunda-feira - fechado;
- Terça a quinta-feira das 10h às 18h;
- Sexta-feira das 13h às 21h;
- Sábados e Domingos 10h30 às 16h30.
 
Centro Cultural Gilberto Mayer - CCGM – Espaço Cultural Tito Muffato
Rua Duque de Caxias, 379 - Centro, Cascavel-PR
Segunda, Quarta, Quinta e Sexta-feira - 10h à 18h
Terça-Feira - Fechado
Domingo - 10h30 às 16h
 

Deixe seu comentário

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

1 COMENTÁRIO(S)

Excelente reportagem! Parabéns!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
comentado por Luiz Ernesto Meyer Pereira em 05/03/2022
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751