A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história
EDUCAÇÃO

Programa “A União Faz a Vida” se expande na região Oeste

Texto Assessoria de Imprensa
Foto(s) Leandro Carvalho

Publicado em 26/05/2022


Representantes da Sicredi Vanguarda e da administração municipal de Diamante D’Oeste com a mascote do programa

Projeto do Sicredi difundirá a cultura da cooperação entre alunos da educação municipal em Vera Cruz do Oeste, Lindoeste, Diamante D’Oeste e Itaipulândia

Cooperação na educação! A Cooperativa Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ implantou a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi nos municípios paranaenses de Vera Cruz do Oeste, Lindoeste, Diamante D’Oeste e Itaipulândia, o Programa “A União Faz a Vida”. Os centros de educação infantil e escolas beneficiadas pelo projeto contarão com atividades sobre a educação cooperativa, para promover a importância do trabalho em equipe visando o bem comum.

Os eventos de lançamento contaram com a presença dos prefeitos e outras autoridades dos municípios, bem como a equipe do Sicredi e convidados. Para encerrar o momento, os presentes acompanharam a palestra “A União Faz A Vida: fundamentos e práticas do Cooperativismo, da Humanização e da Sustentabilidade como senhas para um mundo melhor”, ministrada pelo professor Cesar Nunes.

Para o presidente da Sicredi Vanguarda, Aldo Dagostim, o Sicredi investe na educação, pois acredita nas crianças e nos professores, e quer desenvolver cada vez mais a comunidade onde está inserida.

Quando perguntam por que uma instituição financeira se preocupa tanto com a educação, eu digo que nós do Sicredi, não estamos aqui só para ter resultados financeiros bons, queremos valorizar cada vez mais o ser humano e desenvolver o que ganhamos em prol do município, pois isso o Sicredi participa de vários projetos sociais. E o maior programa de responsabilidade social atualmente, é o Programa União Faz a Vida, que vem para agregar a educação já existente no município, com um modo diferente de ensinar.”, explica.
 
Para selar a parceria, representantes da administração municipal de Itaipulândia e da cooperativa assinaram o termo de compromisso do PUFV

O prefeito de Vera Cruz do Oeste, Dr. Armando (Ahmad Issa), explica que receber o Programa A União Faz a Vida no município fortalece a importância da educação.

Agradecemos ao Sicredi por nos proporcionar esse programa incrível e que deixará nossa educação e nossas crianças ainda mais amparadas. Esse tipo de trabalho nos enche de orgulho. Agradece aos professores e a secretária de educação, pois são vocês que fazem e farão a diferença na vida dos nossos alunos”, enfatiza.

De acordo com o prefeito de Lindoeste, Silvio de Souza, receber o Programa A União Faz a Vida no município, fortalece a importância da educação.

Acompanhamos todos os municípios que possuem o programa, e percebemos que os resultados são muito positivos, são vários os projetos, e pretendemos iniciar o primeiro deste ano. Esperamos o apoio de todos os educadores e professores, para que abracem essa ideia, para que a gente possa inovar, pois envolve todo o cooperativismo, todas as famílias e principalmente os alunos, que são o alvo principal, pois são o futuro no nosso município. E nós da administração estamos dispostos a fazer a nossa parte, colaborando, apoiando e incentivando”, enfatiza.
 
Presidente da Vanguarda durante sua fala no lançamento do PUFV em Vera Cruz do Oeste

Já para o prefeito de Diamante D’Oeste, esse é um passo importante para a educação.

Tenho certeza de que todas as crianças serão muito beneficiadas com a implementação do programa no nosso município. Pois ele fortalece a importância da educação, que é um compromisso que assumimos para podermos expandir o conhecimento dos alunos, que são o futuro do nosso município”, enfatiza.

A prefeita de Itaipulândia, Cleide Inês Griebeler Prates, comemora dizendo que é uma alegria muito grande poder participar do lançamento do programa no município.

É um programa maravilhoso, e temos muitos professores que, com certeza, terão vontade de fazer parte. Foi nos apresentado muitos municípios que já possuem o programa implementado, e acreditamos que dentro da nossa proposta pedagógica, é possível desenvolver inúmeros projetos, onde o Sicredi será nosso apoio. Só temos a ganhar com essa parceria na educação do nosso município. Obrigada a todos os professores dispostos a inovar, a ouvir novas ideias para colocarmos em prática na nossa sala de aula. Temos muitas parcerias com o Sicredi, e somos muito gratos a isso, é algo que vem para o crescimento do município”, destaca.

Em 2008 a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ implantou o Programa “A União Faz a Vida” no município de Céu Azul, e gradativamente ao longo dos anos chegou a outros municípios da região Oeste paranaense: Santa Tereza do Oeste, Serranópolis do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Cascavel, Medianeira, Santa Helena, Ramilândia, São Miguel do Iguaçu, Catanduvas, Missal e Matelândia, incluindo agora Vera Cruz do Oeste, Lindoeste, Diamante D’Oeste e Itaipulândia. E estamos também nos municípios de Lagoinha e Natividade da Serra no estado de São Paulo, e no distrito de Lídice, município de Rio Claro, no Rio de Janeiro.
 
Mais de 130 pessoas participaram do evento em Lindoeste, que contou com a palestra do professor Cesar Nunes

Programa A União Faz a Vida – PUFV
O Programa A União Faz a Vida iniciou suas atividades em 1995, no município de Santo Cristo, interior do Rio Grande do Sul, e atualmente é realizado em 2,6 mil escolas de 520 municípios de todo o Brasil. O programa atua para despertar a essência do cooperativismo e contribuir para formar uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora.

O sucesso da iniciativa está aliado ao engajamento de vários integrantes da rede de compromisso formada pelo Sicredi, educadores, assessoria pedagógica, parceiros, apoiadores e gestores das escolas.

Nas escolas parceiras, a vivência da metodologia coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem por meio das “expedições investigativas”, que são o ponto de partida para a definição dos temas dos projetos cooperativos.

Os educadores formulam questões que orientam a visita ao território da investigação e os estudantes vão para a comunidade para observar, experimentar e descobrir o ambiente à sua volta. Após a expedição, os alunos definem, democraticamente, o projeto a ser realizado, escolhendo o tema sobre o qual querem conhecer mais.

O Programa A União Faz a Vida contribui diretamente para o alcance dos dezessete Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas como parte da Agenda 2030, através da ODS 4 – Educação de Qualidade: Contribuindo para o desenvolvimento de uma educação mais inclusa e equitativa e de qualidade, e para a promoção do acesso a oportunidades de aprendizagem para todos.

Deixe seu comentário

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751