A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história
PEREGRINAÇÃO

Edição 2022 do Caminho Terra do Sol terá 110 km

Texto Assessoria de Imprensa
Foto(s) Divulgação

Publicado em 29/07/2022


Ao longo do trajeto, cooperação e paisagem são atrações que em outras circunstâncias não seriam contempladas da mesma forma

Uma experiência transformadora para o autoconhecimento. A maior peregrinação do oeste do Paraná, o Caminho Terra do Sol, já tem data marcada, são quatro dias de caminhada pelo percurso de 110 km entre Cascavel a Boa Vista da Aparecida, com início em 09 de outubro e término no feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira das duas cidades. 

O propósito de quem participa é a superação, mas os peregrinos relatam que o caminho proporciona descobertas além do ponto de chegada. Ao longo do trajeto, as histórias, a solidariedade, o cooperativismo e a paisagem, são atrações, que em outras circunstâncias não seriam contempladas da mesma forma. 

A empresária Estela Paula Gaspar fez o caminho em 2019 para motivar um amigo que estava em depressão com o intuito de ajudá-lo a espairecer, e se surpreendeu com tudo o que experimentou.

Eu mesma achei que não conseguiria chegar, mas foi uma benção muito grande provar para mim mesma que eu sou capaz. O caminho é como a vida da gente, nem sempre é fácil, às vezes é cheio de pedras, machucam nossos pés, cansamos, pensamos em desistir, mas tudo vai compensando ao ver a solidariedade entre as pessoas, o amor, a natureza”, conta Estela.

A paisagem, de acordo com Estela, merece destaque. “É muito valioso contemplar a natureza, apreciar a agricultura, a vida no campo, as belezas naturais da região, que não valorizamos sempre”.

Ela complementa elogiando a AMIC pela organização. “Só é possível porque a AMIC tem uma organização excelente, tudo muito bem planejado e seguro. A equipe de apoio sempre está pronta para nos ajudar”, afirma. 

A presidente da AMIC PR, Sonia Xavier, convida a comunidade a participar.

Estamos nos organizando para essa retomada dos 110 km, no ano passado realizamos a versão reduzida de 40 km, devido à pandemia. Já avisamos antecipadamente para quem deseja viver essa experiência conosco, para que se preparem fisicamente, com atividades como caminhadas e academia. Estamos ansiosos para presenciar várias histórias de superação, com aventura e conexão com a natureza”.  

A História 
O Caminho Terra do Sol  foi idealizado em 2013 pelo empresário e ex-presidente da AMIC PR, Celso Bevilacqua, que tinha como propósito explorar o turismo rural da região, para mostrar a beleza do Oeste do Paraná e dar a oportunidade das pessoas conhecerem mais sobre a peregrinação.

A inspiração veio das várias caminhadas realizadas por ele: Caminho da Fé, de São Paulo a Aparecida do Norte (450 Km); Caminho de São Francisco de Assis, na Itália (370) e Caminho de Santiago de Compostela (827 Km ou 1.000 Km partindo de Sevilha). 

Celso lembra que o percurso foi batizado com menção ao slogan da cidade de Boa Vista da Aparecida, que é considerada a Terra do Sol.

Foi uma ideia abraçada pela AMIC e pela prefeitura de Boa Vista, que foram fundamentais para o desbravamento do caminho. Nós abrimos trilhas em meio à mata, estudamos o melhor percurso, desviamos o máximo que pudemos do asfalto por questão de segurança, mas também para que os peregrinos possam contemplar a natureza até o alagado de Salto Caxias”. 

SERVIÇO
A AMIC PR logo abrirá para inscrição. Neste mês, a presidente Sonia esteve em Boa Vista da Aparecida conversando com o prefeito Leonir Antunes dos Santos para formalizar a parceria com o município, que se compromete com a parte de logística. Um café da manhã de lançamento da edição de 2022 será realizado no dia 31/08.
 

Deixe seu comentário

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751