Matérias

Na elite da educação

Publicado em 03/03/2017

O excelente resultado no Ideb mostra como é possível uma escola situada numa comunidade rural superar a concepção da superioridade urbana e alcançar índices só exibidos pelas escolas de elite do país

Texto: Rejane Martins Pires
Fotos: César Machado
A pouco mais de 12 quilômetros de Toledo, em meio a belas lavouras, está o Distrito de Novo Sobradinho, uma pequena comunidade com cerca de mil habitantes, fundado no início dos anos 1950 por colonizadores gaúchos e catarinenses. Lá, também está a escola número um do município. Algo que poderia ser comum, caso não fosse um detalhe: trata-se de uma escola situada numa comunidade rural. Com meio século de história, a Escola Municipal Washington Luiz mantém seu nível de excelência em ensino corroborado pelo bom resultado no Ideb 2009/10, com a média 7,2. A média brasileira foi de sofríveis 4,9 (numa escala de zero a 10). De acordo com dados do próprio Ideb, nos anos iniciais do ensino fundamental, somente 6,7% escolas de todo o país obtiveram nota maior ou igual a 6,0. No Paraná, a média foi 5,2. Portanto, a Washington Luiz, do interior de Toledo, está na elite da educação pública brasileira.






DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!