Matérias

Divulgação

Começa nesta sexta a 3ª Cavalgada Histórica de Santos Dumont

30 kms percorrendo o município de Capanema, margeando o Rio Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu

Texto Assessoria de Imprensa
Foto(s) Luiz Wessler
Cavaleiros das cidades vizinhas ao Parque Nacional do Iguaçu percorrerão 30 quilômetros em estradas rurais do Município de Capanema (PR), de sexta-feira, 24, a domingo, 26 de agosto, com paradas turísticas para contação de histórias e trocas de experiências nas propriedades rurais lindeiras ao Rio Iguaçu, ao Parque Nacional do Iguaçu e atrativos rurais locais como Balneários e Agroindústrias. 

A atividade tem o objetivo de manter próximo os gestores, as entidades, as prefeituras e os moradores do entorno do Parque. Os organizadores da Cavalgada pretendem conversar, entre outras coisas, sobre as questões ambientais e a importância do Parque Nacional do Iguaçu. Além disso a cavalgada busca valorizar a gastronomia e a cultura regional das cidades vizinhas a unidade de conservação. 

A Cavalgada Histórica de Santos Dumont integra, nesta edição, o calendário da 20ª Feira do Melado, evento tradicional da cidade de Capanema, que comemora o aniversário da cidade vizinha ao Parque Nacional do Iguaçu. A feira do Melado é uma referência de evento popular para produtores rurais e comunidade no sudoeste do Paraná. 

Inspiração da cavalgada - Há 102 anos, Santos Dumont percorreu o trajeto das Cataratas do Iguaçu à capital do estado no lombo de um cavalo para pedir ao governador do Paraná, na época, Affonso Camargo, a desapropriação das terras e para tornar aquele lugar acessível a toda a humanidade. 

O feito deste brasileiro colaborou para a criação do Parque Nacional do Iguaçu e proteção de uma riquíssima biodiversidade no entorno da unidade de conservação. Mais do que homenagear a contribuição de Santos Dumont para a região, os cavaleiros irão viver um pouco desta experiência de andar a cavalo pela antiga via, que teve um papel fundamental para o desenvolvimento regional. 

Realização – A 3ª Cavalgada Histórica de Santos Dumont é uma realização do Instituto Conhecer para Conservar, Parque Nacional do Iguaçu e Fundação SOS Mata Atlântica. O evento conta com apoio da Prefeitura de Capanema, 5ª Companhia de Polícia Ambiental – Força Verde e dos Ranchos e Comitivas de Cavalgadas de Capanema e Planalto.

O Instituto Conhecer para Conservar é uma ONG dos funcionários do Grupo Cataratas e atua em prol de ações socioambientais na região. O instituto trabalha com parcerias envolvidas na conservação para fomentar alternativas de emprego e renda no entorno do Parque, valorizando alternativas de baixo impacto como o turismo rural.     
 
Mapa do roteiro da cavalgada
   

Programação da 3ª Cavalgada Histórica de Santos Dumont

24 de agosto (sexta-feira)
17 horas: encontro dos participantes 
Local: Balneário Martini (BR 163 S/N)
Atividades: Recepção dos cavaleiros, cadastramento e documentação e jantar com comidas típicas e tertúlia musical.

25 de agosto (sábado)
6 horas: café da manhã
7h30: Deslocamento Balneário Martini – Balneário Kaú;
12 horas: almoço
17 horas: chegada na Comunidade de São Luiz
20 horas: jantar e tertúlia musical

26 de agosto (domingo)
7 horas: café da manhã
8 horas: encontro com grupos de cavalgadas e cavalgada pela área rural até à margem do Rio Iguaçu
12 horas: almoço da tradicional Festa da Comunidade de São Luiz
15 horas: desmobilização

Contato com organização e inscrições de participantes
Pedro Fogaça - (45) 8806-8857
cavalgadas@catarataspni.com.br
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.