Matérias

Divulgação

Começa nesta sexta a 3ª Cavalgada Histórica de Santos Dumont

30 kms percorrendo o município de Capanema, margeando o Rio Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu

Texto Assessoria de Imprensa
Foto(s) Luiz Wessler

Publicado em 24/08/2018

Cavaleiros das cidades vizinhas ao Parque Nacional do Iguaçu percorrerão 30 quilômetros em estradas rurais do Município de Capanema (PR), de sexta-feira, 24, a domingo, 26 de agosto, com paradas turísticas para contação de histórias e trocas de experiências nas propriedades rurais lindeiras ao Rio Iguaçu, ao Parque Nacional do Iguaçu e atrativos rurais locais como Balneários e Agroindústrias. 

A atividade tem o objetivo de manter próximo os gestores, as entidades, as prefeituras e os moradores do entorno do Parque. Os organizadores da Cavalgada pretendem conversar, entre outras coisas, sobre as questões ambientais e a importância do Parque Nacional do Iguaçu. Além disso a cavalgada busca valorizar a gastronomia e a cultura regional das cidades vizinhas a unidade de conservação. 

A Cavalgada Histórica de Santos Dumont integra, nesta edição, o calendário da 20ª Feira do Melado, evento tradicional da cidade de Capanema, que comemora o aniversário da cidade vizinha ao Parque Nacional do Iguaçu. A feira do Melado é uma referência de evento popular para produtores rurais e comunidade no sudoeste do Paraná. 

Inspiração da cavalgada - Há 102 anos, Santos Dumont percorreu o trajeto das Cataratas do Iguaçu à capital do estado no lombo de um cavalo para pedir ao governador do Paraná, na época, Affonso Camargo, a desapropriação das terras e para tornar aquele lugar acessível a toda a humanidade. 

O feito deste brasileiro colaborou para a criação do Parque Nacional do Iguaçu e proteção de uma riquíssima biodiversidade no entorno da unidade de conservação. Mais do que homenagear a contribuição de Santos Dumont para a região, os cavaleiros irão viver um pouco desta experiência de andar a cavalo pela antiga via, que teve um papel fundamental para o desenvolvimento regional. 

Realização – A 3ª Cavalgada Histórica de Santos Dumont é uma realização do Instituto Conhecer para Conservar, Parque Nacional do Iguaçu e Fundação SOS Mata Atlântica. O evento conta com apoio da Prefeitura de Capanema, 5ª Companhia de Polícia Ambiental – Força Verde e dos Ranchos e Comitivas de Cavalgadas de Capanema e Planalto.

O Instituto Conhecer para Conservar é uma ONG dos funcionários do Grupo Cataratas e atua em prol de ações socioambientais na região. O instituto trabalha com parcerias envolvidas na conservação para fomentar alternativas de emprego e renda no entorno do Parque, valorizando alternativas de baixo impacto como o turismo rural.     
 
Mapa do roteiro da cavalgada
   

Programação da 3ª Cavalgada Histórica de Santos Dumont

24 de agosto (sexta-feira)
17 horas: encontro dos participantes 
Local: Balneário Martini (BR 163 S/N)
Atividades: Recepção dos cavaleiros, cadastramento e documentação e jantar com comidas típicas e tertúlia musical.

25 de agosto (sábado)
6 horas: café da manhã
7h30: Deslocamento Balneário Martini – Balneário Kaú;
12 horas: almoço
17 horas: chegada na Comunidade de São Luiz
20 horas: jantar e tertúlia musical

26 de agosto (domingo)
7 horas: café da manhã
8 horas: encontro com grupos de cavalgadas e cavalgada pela área rural até à margem do Rio Iguaçu
12 horas: almoço da tradicional Festa da Comunidade de São Luiz
15 horas: desmobilização

Contato com organização e inscrições de participantes
Pedro Fogaça - (45) 8806-8857
cavalgadas@catarataspni.com.br
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.